Parafilias: artigo em desenvolvimento*

05/01/2018

ESTRANHAS FIXAÇÕES SEXUAIS? 

CONHECENDO AS PARAFILIAS 

O que significa Parafilia? 

Etimologicamente, tem sua origem na união de duas palavras gregas: Para e Filia. Entendendo "Para" como "fora" e "Filia" como "amor" ou "atração", então nos referiremos à Parafilia quando queremos falar sobre comportamentos eróticos em que atração, excitação e prazer são alcançados por margem de relações sexuais em si mesma. Em outras palavras, a parafilia significa que o comportamento sexual que escapa ao que poderíamos considerar normal. Mas, você está se perguntando, o que é normal? Quem define os parâmetros? 

Durante muito tempo, o sexo foi entendido puramente para fins reprodutivos, portanto, todo o comportamento ou desejo que se escapou a esse fim, foi desaprovado e classificado como anormal, entre outros qualificadores. 

Uma vez que a penetração era necessária para a reprodução, tudo girava em torno de relações sexuais heterossexuais e, o que foi removido dessa circunstância, deveria ser punido por estar fora do que era considerado normal. Portanto, seguindo esses parâmetros, masturbação ou atração individual ou mútua em relação a uma pessoa do mesmo sexo, sexo oral, sexo anal, observando nosso parceiro e ficando entusiasmados com isso (voyeurismo) tudo isso seria considerado algo anormal e, portanto, parafilico. Mas todos aqueles que erotizam e praticam outras coisas além da relação sexual são parafilicos? Não. Explico...

Para que uma pessoa seja considerada parafílica, esta deve apresentar um dos seguintes critérios: - Não consegue ou não pode alcançar o prazer se não for através de um comportamento concreto ou determinado objeto. 

 - Isso poderia ser um perigo para si mesma e / ou para os outros. 

 - Isso produz desconforto emocional. Ou seja, a pessoa parafílica é a pessoa que está excitada apenas e exclusivamente se ele tiver um determinado comportamento ou se tiver um determinado objeto. Caso contrário, não recebe a excitação e, portanto, não pode realizar a relação sexual. E isso, embora isso lhe dê um grande prazer, também causa enorme insatisfação. São geralmente pessoas que sofrem muito desconforto emocional porque vêem o seu repertório sexual muito limitado apenas recebendo a emoção através de um caminho, o que gera muitos problemas também quando se trata de encontrar, mas, acima de tudo, manter um parceiro(a). 

A lista de parafilias é muito longa e podemos encontrar algumas mais inofensivas, como a Coprolalia, que é a excitação através do uso de palavras obscenas, e outras de natureza criminosa, como Pedofilia, que são comportamentos sexuais com meninos ou meninas.



continua...